terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Removendo o "virus que cria atalhos"

Leia e siga todos os passos que funciona mesmo. Fiz no meu pen driver e o resultado foi positivo.
 
Todas as máquinas do laboratório da escola em que trabalho estão infectadas com um virus chato que cria atalhos em seu pendrive com o mesmo nome e icones dos arquivos existentes, e faz com que esses atalhos apontem para o virus. Ou seja, qualquer item do pendrive que você clicar vai infectar o pc.

Muitos alunos chegam a mim pedindo para limpar o pendrive deles. Vou então explicar o procedimento que uso:

Primeiro vá numa máquina que não esteja infectada, e no Windows Explorer mande exibir todos os arquivos. Você verá que os seus arquivos ainda estão no pendrive, porém com atributo OCULTO.
 
 
O primeiro passo é excluir todos os atalhos existentes.
 
 
Depois exclua pastas suspeitas, executáveis e o arquivo autorun.inf (se existir). Na figura abaixo eu apaguei tudo o que está marcado em azul e mais as duas pastas com as setas vermelhas.
 
Acesse o prompt de comando. Entre na unidade do seu pendrive (neste exemplo foi G:) e digite o comando mostrado abaixo: attrib -r -s -a -h /s /d.

Esse comando remove qualquer marcação de OCULTO que as pastas e arquivos tiverem.
Feito isso, crie uma PASTA chamada autorun.inf. Isso não vai evitar que o pendrive seja infectado novamente, porém não vai deixar o vírus se instalar num computador que esteja livre do vírus.
 

Um comentário:

  1. Nossa muito obrigada me ajudou muitoooo, eu tava desesperada porque minhas pastas viraram atalhos !

    ResponderExcluir