sábado, 17 de julho de 2010

DE CENTRO ECONOMICO MAIS IMPORTANTE DA REGIÃO NORTE MANAUS ATUALMENTE DEPENDE DA REDUÇÃO DE IMPOSTOS DA ZONA FRANCA

Manaus com todo histórico e importância para Região Norte e também por um grande período ter sido o maior exportador de borracha do Brasil na primeira metade do século XX, hoje vive uma decadencia política e economica. O centro histórico de Manaus é dacadente, sujo com as construções antigas que representam o período áureo da borracha.

No final do século XIX até 1912, Estado do Amazonas, era o principal produtor da borracha do mundo, viveu um grande surto econômico. Milhares de pessoas migraram para a Amazônia em busca de riqueza. Entre elas, muitos nordestinos fugidos da grande seca de 1877. Esses chegavam em levas para o Amazonas, outros tantos para o Acre. São exemplos desse período áureo as luxuosas construções do Centro de Manaus e Belém, como por exemplo os suntuosos Teatro da Paz (Belém) e Teatro Amazonas (Manaus).





A Amazônia se tornou um dos principais centros econômicos do Brasil. Manaus passou a ser uma das mais importantes cidade brasileiras em termos econômicos. Nessa época, em 1896, foi inaugurado um dos primeiros teatros do Brasil, o Teatro Amazonas, onde se apresentavam os maiores artistas europeus da época. Toda a riqueza, no entanto, estava concentrada nas mãos de poucas pessoas que viviam em ambiente de grande luxo: comiam caviar, importavam artigos de luxo da Europa e imitavam o estilo de vida europeu. Toda essa euroria econômica durou pouco, pois ingleses levaram sementes selecionadas da Hevea Brasiliensis (seringueira) para suas colônias do sudeste asiático.



Quando a produção asiática enterou no mercado internacional os preços caíram. Era o início da decadência econômica na Amazônia. Hoje a produção brasileira de látex é insuficiente para o consumo nacional, opor isso, a necessidade de importação. Do honroso primeiro produtor de borracha do mundial, o Brasil atualmente é 0 12º produtor do mundo.







é
Ponta Negra poucos turistas, muito esgotos porém uma grande riqueza natural sendo destruida pela população manauara. E as autoridades não veem o que ocorre nesta cidade histórica e impotantissima para nossa região amazônica.
Foto do encerramento do encontro que durou dois dias, muitos debates, boas ideias para implementar o crescimento da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil -CTB nos estados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário