domingo, 7 de fevereiro de 2010

CTB-AC REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO

CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, por considerar que é fundamental e imprescindível a organização da classe operária na base sindical, dentro de uma perspectiva ideologia capaz de proporcionar uma vigorosa renovação política e social da massa trabalhadora para que, objetivamente, possam reivindicar seus direitos e melhores condições de vida. Oferece curos de formação sindical para seus dirigentes estaduais, para dirigentes de vários sindicatos, integrantes de associações de moradores e militantes da UJS.



A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB e o Centro de Estudos Sindicais - CES firmaram um convênio que objetiva a realização de várias atividades de formação política e sindical. O convênio terá a duração de um ano , pretende atingir um grande número de sindicalistas em todo o Brasil.


É extremamente essencial a formação de novos militantes sindicais capacitados, por isso, oferecer cursos que tenham essa finalidade é uma necessidade inadiável. Pois, na complexidade em que os trabalhadores vivem, exige-se crescentemente, ao lado da combatividade, uma militância capaz de intervir de forma qualificada nos debates e nas lutas de opinião.


Com a visão de que todos os dirigentes sindicais precisam estudar, compreender com maior clareza a realidade em que atuam, e que para tanto, é necessário aprofundar conhecimentos sobre os mais diversos temas da realidade social, política e econômica.


O Curso de Formação Sindical cumpre um papel fundamental na estruturação desta Central, conforme já declarodo pelo Vice presidentes Nivaldo Santana em um artigo publicado recentemente afirma: "A consolidação da legalização passa pelo fortalecimento da central nos estados e nos diferentes ramos. A CTB, para ser protagonista nacional, precisa se enraizar nos estados, ter fortes bases ancoradas em sindicatos capazes de impulsionar a luta dos trabalhadores em cada localidade. Essa tarefa de maior estruturação da central precisa estar associada a investimentos crescentes nas áreas de comunicação e formação. Dialogar com segmentos amplos da sociedade requer uma comunicação criativa, diversificada, ágil, ferramenta indispensável para difundir o ideário classista da CTB."



A abertura do curso foi realizada pela professora Celina Areas, coordenadora dos cursos de formação sindical da CTB. Estavam presente sindicalistas de Rio Branco, Porto Acre, Brasileia , Cruzeiro do Sul e Porto Velho - RO.



O curso contou com aparticipação de 70 representantes sindicais e lideranças do movimento comunitário de vários bairros de Rio Branco. Um ponto positivo a ser destacado foi aparticipação de muitas mulheres no curso.



Na tarde do sábado (06/02/2010) o professor Augusto Petta ministrou uma pelestra sobre a temática "As Concepções do Movimento Sindical". Outros temas trabalhados no curso foram: "Análise de Conjuntura" com a professora Celinas Areas; " História do Movimento Sindical" com o professor José Rodrigues Arimatéia e o professor Hildo Montyzuma encerrou o curso no domingo (07/02/2010) desenvolvendo uma excelente aula sobre o tema "As transformações no mundo do Trabalho".


Por: José Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário