domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carta das centrais sindicais sobre a redução da jornada de trabalho

Brasília, 02 de fevereiro de 2010.

Exmo. Sr.

Presidente da Câmara dos Deputados

Michel Temer

As Centrais Sindicais brasileiras vêm, desde 2004, realizando Marchas Nacionais a Brasília, numa ação unitária, reivindicando e negociando um conjunto de questões e políticas de interesse da classe trabalhadora e da sociedade. Reivindicações que potencializam a geração, ampliação e formalização de empregos e dos direitos; com inclusão social e valorização do trabalho como pilares para o desenvolvimento sustentável. Exemplo exitoso é a política de valorização do salário mínimo, negociada em 2007, que possibilitou 45% de aumento real para trabalhadores/as, aposentados e pensionsitas desde 2004.

Mais uma vez, em 2009, as Centrais Sindicais, unitariamente, realizaram a 6ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, pela Redução da Jornada de Trabalho Sem Redução de Salários, como elemento fundamental para a continuidade do processo de desenvolvimento em curso como também a reivindicação pela aprovação de projetos que tratam da ampliação de direitos dos trabalhadores/as e mecanismos de proteção aos trabalhadores/as no mercado de trabalho como essenciais à ampliação da democracia nas relações sociais.

As condições econômicas construídas pelo Brasil nos últimos anos lhe proporcionaram enfrentar os impactos da crise econômica internacional, mantendo a capacidade de agir e de promover o desenvolvimento com distribuição de renda, assim como criaram a oportunidade para recolocar na agenda política o debate sobre o padrão de desenvolvimento e o papel do Estado.

Ler mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário