quinta-feira, 4 de outubro de 2012

COMÉRCIO ELETRÔNICO OU E-COMMERCE




Foi a partir da segunda metade do século XX com o desenvolvimento da Internet, que o homem viveu uma de suas maiores invenções, o comercio eletrônico, ou seja, o e-commerce. Como a evolução deste comércio segue um padrão mais ou menos universal. Primeiro, ele se caracteriza por uma fase de divulgação. Neste momento as empresas procuram mostrar que existem, divulgam o que fazem e para marcar a presença no mercado. Num momento seguinte, elas começam a descrever melhor seus produtos, com mais detalhes, abrangendo, por exemplo, um catálogo dos produtos, serviços, cursos, agências, filiais. Do ponto de vista do empresário, E-Commerce ou Comércio Eletrônico, significa simplificação das operações e procedimentos administrativos, controle de entrada e saída de produtos, redução nos custos de pessoal e de recursos físicos, dentre outros.
Para o consumidor esta modalidade de comércio visa reduzir custos, pois não terá que gastar com deslocações, trânsito, filas, tudo o que é envolvido uma compra tradicional. Já que do conforto de sua casa, este pode comprar o que desejo, o que precisa.
De forma genérica pode-se dizer que o E-Commerce é um processo de distribuição de bens e serviços por intermédio de meios eletrônicos. Onde empresas exibem seus produtos na Web para compras on-line.



De modo geral muito se fala em e-business ("electronic business" ou "negócio eletrônico"), que não deve ser confundido com e-commerce ("comércio eletrônico"). O e-business pode ser definido como uma estratégia de inserção da empresa na Internet, visando automatizar suas atividades em diversas áreas, como as comunicações internas e externas, a transmissão de dados, controles internos, treinamento de pessoal, contatos com fornecedores e clientes etc. O e-commerce - ou comércio eletrônico, por outro lado, é parte integrante do e-business. É a atividade mercantil que, em última análise, vai fazer a conexão eletrônica entre a empresa e o cliente, seguindo a estratégia estabelecida pelo e-business.
O que se pode apontar como vantagens e desvantagens do e-commerce? Como se sabe a competitividade de uma empresa se dar do aproveitamento de sua capacidade em conseguir novos clientes visando aumentar a sua quota de mercado. Neste modelo de comércio tanto há vantagens e desvantagens para as empresas como para os clientes.
No seguimento vantagens, pode-se apontar para empresa a oportunidade de aumenta o número de contatos, estabelecer diálogos com empresas nacionais e internacionais, aumenta a possibilidade de fornecer informação, receber encomendas, fazer demonstrações dos seus produtos 24 horas por dia. Pode ainda, reduzir os custos resultantes do lançamento de um novo produto ou serviço, pois é mais fácil e envolve menos custos fazer um estudo de mercado através da Internet.
Para o consumidor, há de forma imediata acesso à informação sobre a empresa e os seus produtos e serviços, além disso, a informação apresentada na Internet permite adicionar som e imagem em movimento, dando assim origem a um serviço que poderá atrair os clientes.

Quanto às desvantagens para o consumidor surgem as desconfianças, redução de inspeção dos produtos. Há produtos que o consumidor não confiam a um vendedor virtual, como a venda/compra de casas, carros, terrenos e outros bens de elevado valor.
Em suma podemos entender que o E-commerce é uma grande invenção do homem moderno, porém são grandes preocupações das empresas em implantar medidas de segurança para proteger os intercâmbios de informação com seus clientes. O grande problema é o medo de que alguém falsifique a identidade de outro na Internet.

Referências Bibliográficas

COSTA, Eduardo Moreira da. & RIBEIRO, Humberto Luiz. "Comércio Eletrônico". Sebrae, Brasília, 1998.
Pesquisado em 04/10/2012, às 06h: 30min.

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