Foi a partir da segunda metade do século XX com o desenvolvimento
da Internet, que o homem viveu uma de suas maiores invenções, o comercio eletrônico,
ou seja, o e-commerce. Como a evolução deste comércio segue um padrão mais ou
menos universal. Primeiro, ele se caracteriza por uma fase de divulgação. Neste
momento as empresas procuram mostrar que existem, divulgam o que fazem e para
marcar a presença no mercado. Num momento seguinte, elas começam a descrever
melhor seus produtos, com mais detalhes, abrangendo, por exemplo, um catálogo
dos produtos, serviços, cursos, agências, filiais. Do
ponto de vista do empresário, E-Commerce ou Comércio Eletrônico, significa
simplificação das operações e procedimentos administrativos, controle de
entrada e saída de produtos, redução nos custos de pessoal e de recursos
físicos, dentre outros.
Para o consumidor esta modalidade de comércio visa reduzir
custos, pois não terá que gastar com deslocações, trânsito, filas, tudo o que é
envolvido uma compra tradicional. Já que do conforto de sua casa, este pode
comprar o que desejo, o que precisa.
De forma genérica pode-se dizer que o E-Commerce é um
processo de distribuição de bens e serviços por intermédio de meios eletrônicos.
Onde empresas exibem seus produtos na Web para compras on-line.
De modo
geral muito se fala em e-business ("electronic business" ou
"negócio eletrônico"), que não deve ser confundido com e-commerce ("comércio
eletrônico"). O e-business pode ser definido como uma
estratégia de inserção da empresa na Internet, visando automatizar suas
atividades em diversas áreas, como as comunicações internas e externas, a
transmissão de dados, controles internos, treinamento de pessoal, contatos com
fornecedores e clientes etc. O e-commerce - ou comércio
eletrônico, por outro lado, é parte integrante do e-business. É a
atividade mercantil que, em última análise, vai fazer a conexão eletrônica
entre a empresa e o cliente, seguindo a estratégia estabelecida pelo e-business.
O que se pode apontar como vantagens e desvantagens
do e-commerce? Como se sabe a competitividade de uma empresa se dar do
aproveitamento de sua capacidade em conseguir novos clientes visando aumentar a
sua quota de mercado. Neste modelo de comércio tanto há vantagens e
desvantagens para as empresas como para os clientes.
No seguimento vantagens, pode-se apontar para empresa a
oportunidade de aumenta o número de contatos, estabelecer diálogos com empresas
nacionais e internacionais, aumenta a possibilidade de fornecer informação,
receber encomendas, fazer demonstrações dos seus produtos 24 horas por dia. Pode
ainda, reduzir os custos resultantes do lançamento de um novo produto ou
serviço, pois é mais fácil e envolve menos custos fazer um estudo de mercado
através da Internet.

Quanto às desvantagens para o consumidor surgem as desconfianças,
redução de inspeção dos produtos. Há
produtos que o consumidor não confiam a um vendedor virtual, como a venda/compra de casas, carros, terrenos e outros bens de
elevado valor.
Em suma
podemos entender que o E-commerce é uma grande invenção do homem moderno, porém
são grandes preocupações das empresas em implantar medidas de segurança para
proteger os intercâmbios de informação com seus clientes. O grande problema é o
medo de que alguém falsifique a identidade de outro na Internet.
Referências
Bibliográficas
COSTA, Eduardo Moreira da. & RIBEIRO, Humberto Luiz.
"Comércio Eletrônico". Sebrae, Brasília, 1998.
Pesquisado
em 04/10/2012, às 06h: 30min.
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