Entre os dias 9 e 12 de setembro, acontece, em Buenos Aires (Argentina), a 1ª Reunião Latino Americana de Organizações Sindicais da Educação Superior, promovido pela Internacional da Educação, seguido do 1° Seminário Latino Americano de Educação Superior, organizado pelo IEC- CONADU (Instituto de Estudos e capacitação da Federação Nacional dos Docentes Universitários da Argentina) e pelo CLACSO (Conselho Latino Americano de Ciências Sociais). Além da CONTEE, participam das atividades, diversas outras lideranças e representantes de entidades de educação de toda a região, a fim de promover uma ampla discussão sobre o tema e trocar informações.
A Secretária de Comunicação Social da CONTEE, professora Maria Clotilde Lemos Petta, representa a entidade nos encontros, levando ao conhecimento de todos a realidade do ensino superior no Brasil, e enfatizando as características de mercantilização e desnacionalização resultantes da expansão descontrolada das IES – ocorrida na década de 90, e que ainda avança no País.
A preocupação com os reflexos da aplicação das políticas neoliberais na educação é destacado pelos organizadores dos encontros como um dos principais focos de debate, que enfatizam ainda a tentativa de inclusão da educação nos Acordos Gerais de Comércio e Serviço da Organização Mundial de Comércio. Entre os assuntos em debate está a promoção da mobilidade de estudantes e professores por meio de acordos bilaterais entre os países latinos, que prevêem o reconhecimento mútuo de diplomas e títulos.
O objetivo central do Comitê Regional da IE para a América Latina é iniciar um processo que impulsione o debate das organizações sindicais de educação para que seja estabelecida uma proposta alternativa capaz de fortalecer a educação superior e as universidades públicas de qualidade socialmente referenciada, como um dever dos Estados.
Nesse sentido, os encontros propõem o debate sobre o papel das entidades sindicais no processo de democratização das sociedades latino americanas, com o intuito de traçar um perfil de organização que fortaleça a capacidade dos trabalhadores de intervir na construção de políticas públicas que resguardem o caráter público da educação superior.
Publicado em 11/09/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário